Plano de Atividades: Novos Projectos

Look4Myhealth

    A Santa Casa da Misericórdia de Penela faz parte de um protocolo entre a Administração Regional de Saúde, o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, a Camara Municipal de Penela e a Intellicare (inteligente Sensing in Healthacare, Lda.), em que o mesmo tem como objetivo o desenvolvimento e instalação de um projeto piloto intitulado Look4Myhealth.  Este visa o estabelecimento de um serviço de apoio domiciliário e telessaúde no âmbito da medicina preventiva para trinta utentes. Ou seja serão utilizados equipamentos de telemonitorização que permitem avaliar indicadores de saúde. Como por exemplo a Tensão Arterial, frequência cardíaca, glicémia e peso.

    O desenvolvimento do projeto decorrerá nas Instalações de Centro de Saúde de Penela, sendo esta a entidade responsável pela monitorização e avaliação dos parâmetros vitais dos utentes.

    Serão selecionados ainda quatro utentes do serviço de apoio domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Penela, aos quais serão disponibilizados equipamentos móveis que permitem ao utente comunicar com o seu cuidador/ família e se necessário enviar um pedido de alerta. É possível através do referido equipamento enviar a localização GPS sempre que necessitar bem como detetar quedas automaticamente. 

    Os cuidadores através do equipamento OneCare Safe têm a possibilidade de acompanharem o bem-estar dos utentes à distância. 

    O equipamento terá as seguintes funcionalidades: 

Botão de alerta para pedido de auxílio, para uso no domicílio ou mesmo no exterior

Deteção de quedas

Envio de localização GPS sempre que seja gerado um alerta

Envio de receção de alertas via SMS e/ou mensagem de voz para os prestadores

    O utente transportará o equipamento ao pescoço e neste sentido estará sempre acompanhado dentro e fora do domicílio. Permitindo-lhe assim ser acompanhado permanentemente, sentir mais confiança e tranquilidade em relação à sua situação de saúde. Consequentemente obtém informações sobre a sua saúde de uma forma mais completa e disponível com acesso permanente aos seus registos de dados. 

O referido projeto entrará em vigor no próximo ano civil.

 

Contratos Locais de Desenvolvimento Social + (CLDS+)

Este Programa tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissetorial e integrada, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social em territórios deprimidos. O mesmo irá decorrer durante 18 meses.

Constitui um instrumento de política Social focalizada nos problemas sociais com que a sociedade portuguesa se depara.

A Santa Casa da Misericórdia de Penela foi eleita a Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP). Neste sentido será elaborado um Protocolo de Compromisso entre o Instituto da Segurança Social, a Câmara Municipal e a Santa Casa no qual são definidas as responsabilidades, os direitos e as obrigações de cada parte no desenvolvimento deste programa. Neste âmbito caberá à Misericórdia: dinamizar e coordenar a execução do plano de ação, identificar as entidades locais executoras das ações, efetuar estreita parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, receber diretamente o financiamento da Segurança Social, enquadrar e proceder à contratação do coordenador técnico e outros recursos humanos afetos ao projeto, organizar e manter atualizados os processos contabilísticos e o dossier técnico do CLDS + e garantir a organização e a produção documental necessária à interlocução com a Segurança Social em todos os domínios, designadamente, pedidos de pagamento e relatórios de execução e final.