Plano de Atividades: Creche

 

    A Creche pretende ser um espaço identificado pela excelência de cuidados prestados, onde a educação e estimulação do desenvolvimento físico e psíquico da criança privilegiam a qualidade dos afetos e proporcionam um ambiente seguro.

    Sabe-se que as experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem e do impacto estes têm no seu desenvolvimento futuro. Os primeiros trinta e seis meses de vida das crianças são fundamentais para o seu desenvolvimento físico, intelectual e afetivo. Assim, é sem dúvida importante entender que o principal objetivo de uma creche não é o simples “tomar conta das crianças”, mas sim o de proporcionar e cuidar da sua saúde, da sua alimentação e fundamentalmente da sua educação. Daí se privilegiar a educação de cada criança acompanhada por uma equipa Pedagógica, constituída por Educadores de Infância e Auxiliares de Ação Educativa.

    No contexto de creche cada criança tem a possibilidade de conviver com os seus pares, de se desenvolver num ambiente social de aceitação, de confiança, de contacto físico e sobretudo tem a possibilidade de brincar, adquirindo assim novas e positivas experiências cognitivas, afetivas, sociais e emocionais. Educar é assim possibilitar a cada criança o seu desenvolvimento e das suas capacidades, incutindo-lhe os costumes, os conhecimentos e os valores que regem o ser humano.

    O plano anual de atividades pedagógicas da creche é parte integrante do plano anual de atividades da Santa Casa da Misericórdia de Penela, que vigorará no decorrer de 2014. Este é um instrumento de trabalho dinâmico que visa orientar no tempo e no espaço um conjunto de atividades propostas tendo sempre em conta os Projetos Curriculares de Sala de cada equipamento. Um projeto curricular pode ser visto como um conjunto de conhecimentos a transmitir como um plano de ação pedagógica, onde se definem os alvos e objetivos de uma ação educativa. Este por sua vez, expõe um conjunto de princípios e objetivos a atingir com cada grupo de crianças. A sua elaboração tem em conta diversos parâmetros, como por exemplo: a idade das crianças, o seu nível de desenvolvimento, necessidades e interesses e o seu meio social e cultural.

    As atividades estão organizadas de forma temática e correspondem a uma calendarização de diversas atividades a serem desenvolvidas creche em consonância com um leque de atividades transversais à Instituição. Com as quais se pretende estimular diferentes atividades culturais como pedagogia de desenvolvimento intergeracional, resultante de um trabalho conjunto entre as diferentes valências da instituição seus utente e respetivos familiares e profissionais. Criando assim um espaço comum de partilha de saberes, regras, valores e costumes.

 

 

O presente plano foi elaborado pela equipa multidisciplinar da Santa Casa da Misericórdia de Penela, e tem como objetivos os dois estabelecimentos de creche da Instituição. A avaliação do Plano de Atividades é feito através da monitorização das atividade em ficha própria para o efeito. No fim do ano letivo é realizado o relatório anual das atividades, elaborado pelas docentes das creches. Este tem como objetivo principal descrever e avaliar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, bem como a evolução do grupo de crianças e as dificuldades sentidas.