Plano de Atividades: Serviço de Medicina Física e Reabilitação

 

A Unidade de Medicina Física e de Reabilitação é um centro pluridisciplinar de recursos, aberto à comunidade, que presta serviços com o fim de desenvolver, manter e restaurar o movimento e a capacidade funcional ao longo de todo o ciclo de vida dos utentes.

    Neste plano de atividades destacamos dois projetos ambiciosos que gostaríamos de ver concretizados no decorrer de 2014.

    Com o objetivo de colmatar uma lacuna no concelho, relacionada com a impossibilidade de muitas pessoas, com necessidades de reabilitação, se deslocarem aos nossos serviços para lhes serem prestados os devidos cuidados de Fisioterapia, propomo-nos a estudar a viabilidade de iniciar um serviço de Fisioterapia ao domicílio. Esta ideia de cuidados ao domicílio pretende chegar a pessoas com um grau de incapacidade/dependência elevado e que por carência de transporte não podem melhorar a sua qualidade de vida. Assistimos, cada vez mais, a casos de credenciais de transporte recusadas, e mesmo para aqueles que o podem pagar, torna-se muitas vezes inviável por frágeis condições de saúde (por exemplo, situações cardíacas e respiratórias…). Queremos deste modo chegar a mais pessoas, sobretudo as mais carenciadas, indo de encontro à Missão desta Instituição.

    O nosso projeto iniciaria com uma fase experimental de um mês, em que os utentes do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) beneficiariam de Fisioterapia, uma vez por semana, de forma gratuita. Após esta fase, avaliaríamos os custos do projeto de forma a definir um valor a cobrar pelo serviço, quer aos utentes do SAD quer à restante população.

    Outra proposta apresentada é a aquisição de Software de Registos de Fisioterapia, para informatizar os Processos Clínicos. Pretende-se, com isto, melhorar o funcionamento do serviço, garantindo maior fiabilidade, celeridade e segurança no processamento e armazenamento de informação. Promovendo ainda uma melhor comunicação Fisioterapeuta-Médica Fisiatra, sobre ocorrências durante os tratamentos.

Estas e outras propostas de atividades para o ano de 2014 encontram-se no quadro seguinte: