Plano de Atividades: Serviço Social

Rendimento Social de Inserção

 O Rendimento Social de Inserção constitui uma resposta à população cujos recursos económicos são escassos, permitindo uma intervenção multidimensional, designadamente no âmbito da Formação Profissional e Emprego, da Saúde, da Acão Social e da Educação.

Através deste trabalho de parceria pretende-se desenvolver atividades de Acão social promovendo a integração socioprofissional do utente preconizando a sua inserção no mercado de trabalho. A Técnica Superior de Serviço Social teve, durante a ano de 2006 a seu cargo o acompanhamento de dez agregados familiares

 

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

A Santa Casa da Misericórdia de Penela é membro efetivo da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penela fazendo-se representar pela Coordenadora Geral. A mesma reúne ordinariamente de quinzenalmente e tem como objetivo principal promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações de perigo ou de risco.

Durante o ano 2014 prevê-se a continuidade desta parceria, nomeadamente com o acompanhamento de casos abrangidos por esta Comissão.

 

Rede Social

    A Rede Social é um Programa que prevê congregar esforços com vista à erradicação ou atenuação da pobreza e da exclusão e à promoção do desenvolvimento social. A Santa Casa é membro efetivo do CLASP (Conselho Local de Ação Social da Rede Social), assim como os outros parceiros sociais do concelho.

    Tem como principal objetivo desenvolver uma cultura de parceria efetiva e dinâmica, e promover dinâmicas de planeamento estratégico de modo a garantir uma maior eficácia do conjunto das respostas sociais para o concelho.

Prevê-se para o ano 2014 a participação da Instituição nas reuniões a atividades propostas pelo Plano de Ação deste Projeto.

 

Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC)

O PCAAC é um Programa Social Europeu que consiste no fornecimento gratuito de géneros alimentares as pessoas mais carenciadas. Este programa tem como principal objetivo ajudar famílias com rendimentos insuficientes para a satisfação de necessidades essenciais, nomeadamente famílias numerosas que vivam numa situação de desemprego, famílias monoparentais ou com desajustamentos graves por motivos de desemprego, alcoolismo, deficiência, e beneficiárias do Rendimento Social de Inserção. 

 

 

 

Cantina Social: 

Em Fevereiro de 2013 a Santa Casa assinou um Protocolo com os serviços da Segurança Social de Coimbra para a implementação da Cantina Social, que poderá fornecer até 100 refeições diárias, durante sete dias na semana.

Esta resposta social consiste no fornecimento de refeições a indivíduos ou famílias que se encontrem em situações de grave carência social. A regra de acesso a este tipo de apoio será gratuito, contudo a Instituição poderá cobrar até 1 Euro por refeição. As mesmas são consumidas no domicílio.

A seleção das pessoas que possam ser abrangidos por esta resposta, passa por critérios pré-definidos onde será considerado:

Situações já sob apoio social,

Situações recentes de desemprego múltiplo e com despesas fixas com filhos,

Famílias/indivíduos com baixos salários, pensões sociais baixas, com doenças crónicas e encargos habitacionais fixos,

Famílias monoparentais, com salários reduzidos, 

Situações de emergência temporária, tais como incêndio, despejo, doença, entre outras.

Para aferir as condições sociofamiliares dos utentes ou das famílias a Instituição recolhe e organiza informação relevante que possa permitir a caraterização de cada situação. Por outro lado, este tipo de resposta pressupõe um trabalho de articulação e colaboração entre os vários parceiros da Rede Social do Concelho, que possam contribuir para a identificação e priorização das situações a atender.

 

Atendimentos no âmbito da ação social

    As Técnicas Superiores de Serviço Social sempre que solicitadas pelo público em geral, fazem atendimento para esclarecimentos variados, para encaminhamento para outros serviços e nomeadamente no âmbito das respostas sociais da Instituição. Esta prestação de serviço à comunidade é desenvolvida em espírito de parceria com as outras entidades do setor social do concelho.